logo
A Prospecting, capitaneada por Tatiana e Guilherme, atende ao mercado nacional de forma completa. Seu tamanho é comprovado em números: já atendeu mais de 200 empresas e possui clientes há 5 anos em sua carteira.
Contato (61) 3032-6744
atendimento2@prospectingmkt.com.br

Blog

Home  /  Marketing   /  ESTÁ VENDENDO MAL? SAIBA COMO MUDAR ESSA REALIDADE

ESTÁ VENDENDO MAL? SAIBA COMO MUDAR ESSA REALIDADE

A culpa das suas vendas estarem caindo, ou não estarem onde você quer É SUA. Isso mesmo que você leu! Infelizmente em algum momento você cometeu um deslize, uma falha e deixou a sua empresa onde ela está agora. Mas calma… Você pode reverter essa situação. Confira dicas valiosas a seguir.

 

Como os seus clientes são atendidos na sua loja? Qual a experiência que seus clientes ganham ou passam quando estão dentro da sua loja?

Estou acostumada em minhas palestras e cursos a dizer que o que mantem uma loja de portas abertas, varejo ou serviço, são as PESSOAS. E aqui não me refiro aos clientes e sim aos COLABORADORES. Acredite: não adianta uma linda loja, produtos de qualidade, preço bom se são PESSOAS que influenciam e determinam as compras. A primeira dica valiosa para manter um negócio vivo é: TENHA COLABORADORES QUE POSSUEM ATITUDE E QUE GOSTEM DE PESSOAS.

Pessoas gostam de ser tratadas como pessoas, parece simples né? Infelizmente não é. Vejo inúmeros restaurantes de grandes redes, lojas de grife e pequenos empreendedores perderem dinheiro por não terem em suas equipes pessoas apaixonadas em tratar bem ou servir outras pessoas.

Quer um exemplo simples? Há alguns dias atrás, eu estava em uma loja de sapatos de luxo com produtos em promoção. Ao entrar, fui atendida por uma vendedora rapidamente. A loja estava cheia e não havia lugar para sentar. Atendendo várias pessoas ao mesmo tempo, a vendedora não conseguiu me dar atenção e nem me vender o produto. Diante daquela situação, outra atendente veio em minha direção e pediu desculpas pelo transtorno o que gerou revolta na primeira vendedora. Sem qualquer cerimônia, iniciou se uma briga para me atender. Com o desespero de vender, esqueceram do básico: tratar bem o cliente. Em resumo, deixei-as discutindo e sai da loja insatisfeita.

Mude a atitude de sua equipe para não perder mais vendas. Por isso, veja três pontos importantes:

1. Foco no produto – Me desculpem os gerentes que só pensam em bater metas; elas são importantes, mas o foco tem que ser na SATISFAÇÃO DO CONSUMIDOR, na experiência que a marca vai gerar para o cliente. O momento dentro da loja tem que ser de puro encanto. Esse simples detalhe faz o cliente voltar mil vezes para comprar. Por isso, preste atenção no cliente, gaste um tempo com ele, esteja sorridente e seja agradável.

2. Mau atendimento – Erro comum em lojas de varejo é vendedores terem a vez por causa da comissão. Qual é o problema? Nem sempre o cliente entra para comprar, nem sempre tem o que o cliente quer e aí o vendedor começa a se aborrecer e descontar isso no cliente. Outro problema são as brigas pela comissão como o caso descrito acima. Nunca cause uma situação que deixe o cliente constrangido, neste caso o ideal seria deixar a cliente escolher com quem ele gostaria de ser atendido e resolver demasiados problemas no fechamento da loja.

3. Colaboradores focados em si – Isso é muito rotineiro nas lojas. Os colaboradores esquecem que representam uma marca. Porém a marca tem uma identidade que precisa ser expressada e o colaborador é uma ferramenta para que o cliente se identifique e compre e se fidelize na loja.

Gostou das dicas? Quer saber como está o Marketing da sua empresa? Peça o diagnóstico da sua empresa aqui.

Tatiana Moura. Especialista em Atendimento